O consentimento livre e esclarecido e a realidade do analfabetismo funcional no Brasil: uma abordagem para a norma e para além da norma

Autores/as

  • Cláudio Lorenzo

Resumen

O presente artigo discute a questão da inadequação das normas brasileiras de ética da pesquisa, dirigidas à obtenção do consentimento livre e esclarecido, no que diz respeito à coerência
entre o que prescreve a norma e a gravidade do analfabetismo funcional no Brasil. A partir dessa perspectiva, discute a força e os limites das normas dentro dos sistemas de controle social da
pesquisa e propõe alterações no modelo brasileiro, tanto no campo normativo quanto no campo estrutural do sistema.

Palabras clave:

Ética, Bioética, Pesquisa, Analfabetismo, Consentimento, Vulnerabilidade, Autonomia, CEP, Conep

Biografía del autor/a

Cláudio Lorenzo

Professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade
de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado:

2009-07-03

Cómo citar

1.
Lorenzo C. O consentimento livre e esclarecido e a realidade do analfabetismo funcional no Brasil: uma abordagem para a norma e para além da norma. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3 de julio de 2009 [citado 14 de mayo de 2024];15(2). Disponible en: http://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/47