Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". 

    Em caso e ja ter sido depositado anteriormente em servidores de preprints, deve-se informar em "Comentários ao Editor". 

  • O manuscrito é de natureza conceitual, documental, resultante de pesquisa, experiências ou revisão crítica relacionada ao campo da bioética ou ética médica.
  • O corpo do texto não ultrapassa 6.000 palavras, excluindo referências e o resumo não ultrapassa 150. As palavras-chave foram retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

  • O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas editoriais, na seção Sobre a Revista. 

  • Os trabalhos apresentados devem ser postados na página da Revista Bioética no link: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/about/submissions#onlineSubmissions em formato Rich Format Text (RTF) do Word.

Diretrizes para Autores

 

A Revista Bioética não cobra pela submissão, edição ou publicação de manuscritos. Serão aceitos, apenas em versão online, manuscritos em português, espanhol ou inglês inéditos e ou disponibilizados previamente em servidores de preprints reconhecidos pelo SciELO: SciELO Preprints, arXiv, bioRxiv e medRxiv. Serão aceitos manuscritos de natureza conceitual, documental, resultantes de pesquisa ou experiências no campo da bioética ou ética médica, e revisões críticas relacionadas a essas temáticas. 

Todos os artigos aprovados para publicação em nosso periódico receberão um DOI (Digital Object Identifier) único, que garantirá a identificação permanente do artigo em bases de dados e repositórios digitais. O DOI será atribuído assim que o artigo for publicado online, permitindo que ele seja facilmente localizado, citado e acessado globalmente.

 

Tipos de documentos aceitos

Serão considerados manuscritos de revisão, pesquisa, e ou atualização de natureza conceitual, documental, resultantes de pesquisa ou experiências no campo da bioética ou ética médica, bem como revisões críticas relacionadas a essas temáticas. Os artigos aprovados são disponibilizados na íntegra em português, espanhol e inglês. Serão aceitos, apenas em versão online, manuscritos inéditos ou previamente disponibilizados em servidores de preprints reconhecidos pelo SciELO. 

 

Contribuição dos Autores

Seguindo a especificação SciELO, a taxonomia CrediT proporciona uma maneira de representar informação sobre a contribuição individual dos autores em documentos XML. O propósito desta taxonomia é prover transparência em relação às contribuições dos autores em trabalhos científicos, possibilitando melhorias nos sistemas de atribuição, crédito e prestação de contas. Para tanto a Revista Bioética passa a seguir o Guia para Marcação e Publicação de contribuição de autores: Taxonomia CRediT no que se refere a participação dos autores. Para especificar os diferentes papéis de contribuição e assegurar uma maior transparência e conformidade com as práticas éticas estabelecidas para a publicação científica os autores devem verificar o documento disponível https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf

 

Preparação do Manuscrito 

Os manuscritos devem ser submetidos na plataforma pelo link: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/about/submissions. Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

• A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". Em caso e já ter sido depositado anteriormente em servidores de preprints, deve-se informar em "Comentários ao Editor".
• O manuscrito é de natureza conceitual, documental, resultante de pesquisa, experiências ou revisão crítica relacionada ao campo da bioética ou ética médica.
• O corpo do texto não ultrapassa 6.000 palavras, excluindo referências e o resumo não ultrapassa 150. As palavras-chave foram retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), sendo permitidas até sete termos exatos.
• O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas editoriais, na seção Sobre a Revista.
• Os trabalhos apresentados devem ser postados na página da Revista Bioética no link: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/about/submissions#online Submissions em formato Rich Format Text (RTF) do Word.

Devem ainda consultar as Diretrizes para Autores disponíveis: Normas editoriais em português

Clique aqui para baixar o template de submissão

Formato de Envio dos Artigos

  • Título em português, espanhol e inglês;
  • Resumos em português, espanhol e inglês (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecem um excelente resumo abrangente do artigo com tamanho suficiente);
  • Palavras-chave em português, espanhol e inglês;
  • Nome dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen]);
  • Autores com afiliação completa;
  • ORCID dos autores;
  • E-mail do autor de contato;
  • Informar sobre financiamento dos artigos;
  • Corpo do texto não ultrapassa 6.000 palavras, excluindo referências e o resumo não ultrapassa 150;
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.

 

Ativos Digitais

Cada artigo só pode ser acompanhado de três quadros, tabelas ou figuras, formatados no corpo do texto, abertos para revisão e não copiados em formato de imagem ou PDF. Figuras não editáveis deverão ser encaminhadas em extensão JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. Devem ser numerados sequencialmente e indicar a fonte das informações apresentadas na parte inferior. Nos quadros, identificar as medidas estatísticas de variações, como o desvio padrão e o erro padrão da média.

 

Citações e Referências

  • As referências, em sua maioria, seguirão as normas propostas pelo ICMJE, no estilo Vancouver com algumas adaptações: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html
  • As referências devem ser indicadas em algarismos arábicos sobrescritos (por exemplo, Potter 2) e numeradas consecutivamente, pela ordem em que forem sendo citadas.
  • Todas as referências devem ser listadas, ao final do artigo, na ordem numérica correspondente.
  • Todas as citações das fontes apresentadas no texto devem fazer parte das referências, incluindo documentos, tratados, reportagens, livros e capítulos de livros.
  • Todas as referências eletrônicas utilizadas também devem informar na lista ao final o link ou DOI e a data de acesso.
  • Referências literais, que reproduzem ipsis litteris texto já publicado, devem informar na lista de referências ao final o número de página no original da qual o trecho foi retirado.
  • As referências citadas apenas em quadros ou legendas de figuras devem estar de acordo com a sequência estabelecida.
  • Nas referências, artigos com até seis autores devem informar todos os nomes. Quando esse número for excedido, deve-se informar os primeiros seis autores seguidos de et al.
  • Deve-se sempre buscar a referência original que se quer destacar e evitar referência de segunda ordem, ou seja, quando o autor citado está se referindo a outro. Se o apud for inevitável, isso deve ser explicitado no texto. Por exemplo: “Analisando o trabalho de Potter, Pessini 3 descreve…”.
  • Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. Títulos de livros, local e nome de editoras não devem ser abreviados.
  • Não serão aceitos – em hipótese alguma – artigos com referências feitas por meio de recursos de formatação de programas de edição de texto, como “Controle de alterações”, “Notas de rodapé” e/ou “Notas de fim”.
  • Não serão aceitos artigos com referências em ordem alfabética.
  • A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade dos autores.

 

Documentos Suplementares 

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, termo de concordância de autores, termo de aprovação do comitê de ética e demais documentos, devem ser anexados como Documentos Suplementares.

 

Declaração de Financiamento

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.