Formação custo-consciente do médico: análise ética

Autores

Resumo

O desperdício em saúde é uma preocupação de âmbito mundial. A campanha Choosing Wisely (“escolher com sabedoria”) propõe discutir custos desnecessários na assistência à saúde, aspecto ético relevante na formação médica. O objetivo deste estudo é analisar a percepção do docente médico de fatores que interferem na formação custo-consciente do estudante de medicina. Trata-se de estudo
qualitativo, realizado com docentes médicos do internato. Os dados foram submetidos à técnica de análise temática. Responderam ao questionário 64 professores. Emergiram as categorias: formação médica precária, medicina defensiva/medo, influência da indústria e do consumo, falta de conhecimento/ comprometimento com a gestão dos serviços de saúde, acesso do paciente a informações médicas na web e ausência do cuidado na atenção à pessoa. Os docentes, enquanto potenciais formadores, apresentam lacunas na formação ética e humanística profissional que dificultam a aplicabilidade da campanha de conscientização em relação a custos pelo médico.

Palavras-chave:

Ética Médica, Custos de Cuidados de Saúde, Docentes de Medicina, Bioética, Ética médica. Custos de cuidados de saúde. Corpo docente de medicina. Bioética.

Biografia do Autor

Miriam Pinillos Marambaia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador/BA, Brasil.

Miriam Pinillos Marambaia – Mestre – mmarambaia@bahiana.edu.br
0000-0002-6484-9439

Liliane Lins-Kusterer, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil.

Liliane Lins-Kusterer – Livre Docente – lkusterer@gmail.com
0000-0003-3736-0002

Mary Gomes Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador/BA, Brasil.

Mary Gomes Silva – Doutora – mgsilva@bahiana.edu.br
0000-0001-9145-868X

Carolina Villa Nova Aguiar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador/BA, Brasil.

Carolina Villa Nova Aguiar – Doutora – carolinaaguiar@bahiana.edu.br
0000-0002-8213-3100

Dilton Rodrigues Mendonça, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador/BA, Brasil.

Dilton Rodrigues Mendonça – Doutor – diltonmendonca@bahiana.edu.br
0000-0002-2761-7794

 

Marta Silva Menezes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador/BA, Brasil.

Marta Silva Menezes – Doutora – martamenezes@bahiana.edu.br
0000-0001-7713-518X

 

Como Citar

1.
Pinillos Marambaia M, Lins-Kusterer L, Gomes Silva M, Villa Nova Aguiar C, Rodrigues Mendonça D, Silva Menezes M. Formação custo-consciente do médico: análise ética. Rev. Bioét. [Internet]. 7º de outubro de 2025 [citado 9º de outubro de 2025];33. Disponível em: https://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3738