Responsabilidade e alteridade: ética na saúde em Jonas e Lévinas

Autores

Resumo

A prática em saúde enfrenta desafios que ultrapassam o âmbito clínico e biomédico. Apesar dos avanços tecnocientíficos, persistem a escassez de recursos, barreiras de acesso, relações de poder assimétricas e falta de cuidado humanizado, elementos que tensionam o exercício ético. Superar tais dilemas exige não apenas investimentos, mas também formação profissional ética, reflexiva e sensível às complexidades humanas e sociais. Nesse contexto, a pesquisa analisa de que modo a ética da responsabilidade em Hans Jonas e a ética da alteridade em Emmanuel Lévinas oferecem um saber ético para orientar práticas em saúde. Primeiro, são apresentadas suas concepções filosóficas; em seguida, aplicam-se esses referenciais como saberes éticos no cuidado. Conclui-se que ambas as propostas ampliam a compreensão da responsabilidade do profissional, favorecendo práticas mais humanizadas, comprometidas
e atentas ao reconhecimento do outro, transformando não apenas ações, mas o próprio modo de ser do profissional de saúde diante da vida.

Palavras-chave:

Hans Jonas. Emmanuel Lévinas. Responsabilidade. Alteridade. Saber ético. Saúde., Ética. Princípios morais. Humanização da assistência. Bioética.

Biografia do Autor

Anor Sganzerla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná/PR, Brasil.

Anor Sganzerla – Doutor – anor.sganzerla@gmail.com
0000-0001-8687-3408

Edvaldo Antonio de Melo, Faculdade Dom Luciano Mendes, Mariana/MG, Brasil.

Edvaldo Antonio de Melo – Doutor – edvaldoantonio87@gmail.com
0009-0003-9203-6878

Geovani Viola Moretto Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná/PR, Brasil.

Geovani Viola Moretto Mendes – Doutor – geovani.moretto@pucpr.br
0000-0002-1583-4281

Carlos Humberto Guilman Tanizawa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná/PR, Brasil.

Carlos Humberto Guilman Tanizawa – Mestre – carlostanizawa@hotmail.com
0000-0001-7058-0416

Como Citar

1.
Sganzerla A, de Melo EA, Viola Moretto Mendes G, Guilman Tanizawa CH. Responsabilidade e alteridade: ética na saúde em Jonas e Lévinas. Rev. Bioét. [Internet]. 28º de julho de 2026 [citado 18º de agosto de 2026];34. Disponível em: https://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/4200