Relevância dos conhecimentos da bioética para a educação básica brasileira

Autores

Resumo

Neste artigo, investiga-se se os referenciais da bioética são contemplados na educação básica, conforme estabelece o artigo 23 da Declaração universal sobre bioética e direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, documental, cujas fontes são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular. O termo “bioética” é mencionado apenas uma vez, mas os outros referenciais bioéticos fazem parte da cultura escolar. Os resultados são analisados na perspectiva da teoria da complexidade e da bioética.

Biografia do Autor

Cristoph Enns, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina, São Bento do Sul/SC, Brasil.

Cristoph Enns – Mestre – cristoph.enns@gmail.com
0000-0001-7924-8962

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Valquíria Elita Renk – Doutora – valquiria.renk@pucpr.br
0000-0002-2679-7471

Como Citar

1.
Enns C, Renk VE. Relevância dos conhecimentos da bioética para a educação básica brasileira. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 24º de junho de 2025 [citado 2º de julho de 2025];33. Disponível em: https://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3841