Conhecimento de bioética entre discentes e docentes

Autores

Resumo

A grade curricular do curso de medicina tem na matriz a disciplina de bioética e deontologia, que visa preparar o aluno para o futuro profissional, com intuito de fazê-lo compreender e lidar com os aspectos biopsicossociais de situações que surgirão no exercício de sua profissão. Trata-se de estudo descritivo, observacional, de corte transversal, com 105 participantes, divididos em três grupos: alunos que já tiveram a disciplina, alunos que não tiveram a disciplina e professores/preceptores. Após aplicação de questionário, os grupos foram comparados por meio do teste qui-quadrado. Alunos que não haviam tido a disciplina de bioética apresentaram menor porcentagem de acertos em todas as questões. Ser médico, e ter a vivência prática, foi significativo apenas em uma questão, demonstrando que a disciplina foi efetiva em prover esse conhecimento a alunos e que a prática médica pode levar a um automatismo, o que demanda reflexão.

Palavras-chave:

Bioética, Teoria ética, Medicina, Bioética. Teoria ética. Medicina.

Biografia do Autor

Fernanda Klein Gomes, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, São José dos Campos/SP, Brasil.

Fernanda Klein Gomes – Graduada – fernandakleingomes@gmail.com
0000-0001-7980-7314

Antonio Sérgio Mathias, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, São José dos Campos/SP, Brasil.

Antonio Sérgio Mathias – Graduado – antoniosergio.mathias@gmail.com
0000-0001-6304-0964

Leonardo Gabeira Secco, Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, São José dos Campos/SP, Brasil.

Leonardo Gabeira Secco – Doutor – leonardo.secco@gmail.com
0009-0002-7049-1135

Como Citar

1.
Klein Gomes F, Mathias AS, Gabeira Secco L. Conhecimento de bioética entre discentes e docentes. Rev. Bioét. [Internet]. 7º de outubro de 2025 [citado 9º de outubro de 2025];33. Disponível em: https://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3903