Bioética deliberativa na formação de enfermagem: proposta de integração curricular

Autores

Resumo

A bioética deliberativa tem papel central na formação de enfermeiros, especialmente perante os atuais desafios éticos. Esse modelo oferece uma estrutura sólida para resolução de problemas e dilemas éticos em ambientes complexos. A análise documental de 39 escolas pesquisou os planos de estudo dos cursos de licenciatura em enfermagem portugueses. Observou-se que apenas seis escolas incluem a disciplina de bioética como isolada, enquanto outras a abordam de forma integrada com ética e deontologia. A proposta deste trabalho é a integração de um módulo curricular que adote o modelo deliberativo de Diego Gracia, promovendo uma abordagem ética reflexiva e colaborativa. A metodologia pedagógica sugerida combina teoria e prática, com recursos interativos, como análise de casos e simulações, a fim de desenvolver a capacidade crítica e ética dos estudantes. Conclui-se que a integração da bioética deliberativa no currículo de enfermagem é essencial para uma prática mais justa e centrada na pessoa.

Palavras-chave:

Bioética, Tomada de Decisões, Deliberações, Ética em Enfermagem, Educação em Enfermagem

Biografia do Autor

Patricia Coelho, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal.

Patrícia Coelho – Doutora – patriciacoelho@esenf.pt
0000-0001-8445-5237

Rui Nunes, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Rui Nunes – Doutor – ruinunes@med.up.pt
0000-0002-1377-9899

Como Citar

1.
Coelho P, Nunes R. Bioética deliberativa na formação de enfermagem: proposta de integração curricular. Rev. Bioét. [Internet]. 7º de outubro de 2025 [citado 9º de outubro de 2025];33. Disponível em: https://www.revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3929